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sexta-feira, 1 de novembro de 2013

“A Performance como plataforma pedagógica”


SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA

DEPARTAMENTO DE EXPANSÃO CULTURAL

Programa VOCACIONAL

MÚSICA



Ficha de Identificação de Ensaio de Pesquisa-ação

Autor: Leonel Dias  (coordenador de projeto)
Projeto Vocacional Musica
Titulo do Ensaio: “A Performance como plataforma pedagógica”

1.Tema: Música Portátil
2.Modalidade/suporte: Texto / fotos
3.Localização: “formaçãoartecultura.blogspot.com/equipe/autores dos ensaios”
4.Período de pesquisa: outubro de 2013
5. Período de compartilhamento na equipe: novembro de 2013
6. Contextualização: “Ação Compartilhada” do Vocacional Musica envolvendo Artistas Vocacionados, Artistas Orientadores, Coordenadores e convidados no evento “Pop Performance 2”, no Tendal da Lapa em 14-09-2013.
a. Proposta: Montagem (adaptação) da peça de Gilberto Mendes (ensaio e apresentação) com participação aberta a qualquer integrante do programa em 2013.
B. Referência pedagógica:
Ensaio e Apresentação com postura e dinâmica de grupo (câmara) com regente e executantes, como obra tradicional de repertório (orquestra ou coro), explorando o potencial criativo dos participantes.
c. Materialidades artísticas:
Sons de aparelhos celulares (alertas, campainhas, musicas, etc.), vozes, gritos e gestos.
d. Metodologia:
Tratar musicalmente as materialidades e interagir com o grupo a partir da regência, aproveitando os recursos disponíveis e sugestões dos executantes.
e. Conclusões:
Foram trabalhados elementos da prontidão dos participantes relacionados a prática de conjunto, tais como: atenção na regência, escolha individual das sonoridades, coordenação das durações, intensidades e exatidão nas entradas, cortes e ataques. Os Artistas Vocacionados tiveram a experiência de participar de uma apresentação pública em grupo sem a necessidade de cantar ou executar um instrumento de maneira tradicional mas com a dinâmica envolvendo todos os aspectos de uma “performance”.




Mês: Outubro   Horas Computadas:   4

“A Performance como plataforma pedagógica”

Um grupo de Artistas Vocacionados e Artistas Orientadores (envolvendo 10 executantes), oriundos de diferentes equipamentos culturais da cidade e que nunca haviam atuado juntos, nem se apresentado publicamente, foi inicialmente convidado a participar da apresentação.
Num ensaio de meia hora antes do evento foi a eles apresentada a abra e explicados os procedimentos. Postados lado a lado, como um coral ou orquestra, os participantes tinham como meios de expressão seus celulares, suas vozes e suas próprias posturas corporais.
Adaptamos a partitura de Gilberto Mendes para o momento utilizando alternadamente: sons de alerta, vozes, musicas, movimentos corporais e gritos. Alguns sons foram experimentados e escolhidos pelos executantes a partir da partitura, seguindo as instruções convencionadas para durações, intensidades e intervenções a partir da regência.
Foram ensaiadas as entradas de “tutti” e “solo”, os crescendos e decrescendos, os cortes, as variações súbitas e gradativas, de modo que a forma resultante contemplasse um todo, capaz de transmitir ao público a idéia da obra.
A obra foi apresentada com a duração de aproximadamente 5 minutos.
Acreditamos que esse procedimento se constituiu numa experiência pedagógica de significativa importância, pois envolveu aspectos inerentes a montagem de qualquer tipo de obra, utilizando convenções e conceitos que foram criados a partir das necessidades do momento. Foi trabalhada a participação individual e coletiva, com espaço para a criatividade e disciplina em prol da expressão. Questões inerentes ao processo foram levantadas e dúvidas foram esclarecidas ao longo do trabalho.
Notamos que os participantes se sentiram contemplados não só por terem participado de alguma maneira do evento, mas principalmente pela oportunidade de uma experiência coletiva em que perceberam na prática a mecânica da montagem da apresentação de uma peça, em que a participação de cada um foi importante e fundamental para o resultado obtido.
Podemos então considerar que a “performance” em questão pode ser considerada uma plataforma para experiências pedagógicas no projeto Vocacional Musica.

S. Paulo, outubro de 2013.

 

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