SECRETARIA
MUNICIPAL DE CULTURA
DEPARTAMENTO
DE EXPANSÃO CULTURAL
Programa
VOCACIONAL
MÚSICA
|
Ficha de
Identificação de Ensaio de Pesquisa-ação
Autor: Leonel Dias
(coordenador de projeto)
Projeto Vocacional Musica
Titulo do Ensaio: “A Performance como plataforma pedagógica”
1.Tema: Música Portátil
2.Modalidade/suporte: Texto
/ fotos
3.Localização:
“formaçãoartecultura.blogspot.com/equipe/autores dos ensaios”
4.Período de pesquisa: outubro de
2013
5. Período de compartilhamento na equipe: novembro de 2013
6. Contextualização: “Ação Compartilhada” do Vocacional Musica
envolvendo Artistas Vocacionados, Artistas Orientadores, Coordenadores e
convidados no evento “Pop Performance 2”, no Tendal da Lapa em 14-09-2013.
a. Proposta: Montagem (adaptação) da peça de Gilberto Mendes (ensaio e
apresentação) com participação aberta a qualquer integrante do programa em
2013.
B. Referência pedagógica:
Ensaio e Apresentação com postura
e dinâmica de grupo (câmara) com regente e executantes, como obra tradicional de
repertório (orquestra ou coro), explorando o potencial criativo dos
participantes.
c. Materialidades artísticas:
Sons de aparelhos celulares (alertas, campainhas, musicas, etc.), vozes,
gritos e gestos.
d. Metodologia:
Tratar musicalmente as materialidades e interagir com o grupo a partir
da regência, aproveitando os recursos disponíveis e sugestões dos executantes.
e. Conclusões:
Foram trabalhados elementos da
prontidão dos participantes relacionados a prática de conjunto, tais como:
atenção na regência, escolha individual das sonoridades, coordenação das
durações, intensidades e exatidão nas entradas, cortes e ataques. Os Artistas
Vocacionados tiveram a experiência de participar de uma apresentação pública em
grupo sem a necessidade de cantar ou executar um instrumento de maneira
tradicional mas com a dinâmica envolvendo todos os aspectos de uma
“performance”.
Mês: Outubro Horas
Computadas: 4
“A Performance como plataforma pedagógica”
Um grupo de Artistas Vocacionados
e Artistas Orientadores (envolvendo 10 executantes), oriundos de diferentes
equipamentos culturais da cidade e que nunca haviam atuado juntos, nem se
apresentado publicamente, foi inicialmente convidado a participar da
apresentação.
Num ensaio de meia hora antes do
evento foi a eles apresentada a abra e explicados os procedimentos. Postados
lado a lado, como um coral ou orquestra, os participantes tinham como meios de
expressão seus celulares, suas vozes e suas próprias posturas corporais.
Adaptamos a partitura de Gilberto
Mendes para o momento utilizando alternadamente: sons de alerta, vozes,
musicas, movimentos corporais e gritos. Alguns sons foram experimentados e
escolhidos pelos executantes a partir da partitura, seguindo as instruções
convencionadas para durações, intensidades e intervenções a partir da regência.
Foram ensaiadas as entradas de
“tutti” e “solo”, os crescendos e decrescendos, os cortes, as variações súbitas
e gradativas, de modo que a forma resultante contemplasse um todo, capaz de
transmitir ao público a idéia da obra.
A obra foi apresentada com a
duração de aproximadamente 5 minutos.
Acreditamos que esse procedimento
se constituiu numa experiência pedagógica de significativa importância, pois
envolveu aspectos inerentes a montagem de qualquer tipo de obra, utilizando
convenções e conceitos que foram criados a partir das necessidades do momento.
Foi trabalhada a participação individual e coletiva, com espaço para a
criatividade e disciplina em prol da expressão. Questões inerentes ao processo
foram levantadas e dúvidas foram esclarecidas ao longo do trabalho.
Notamos que os participantes se
sentiram contemplados não só por terem participado de alguma maneira do evento,
mas principalmente pela oportunidade de uma experiência coletiva em que
perceberam na prática a mecânica da montagem da apresentação de uma peça, em
que a participação de cada um foi importante e fundamental para o resultado
obtido.
Podemos então considerar que a
“performance” em questão pode ser considerada uma plataforma para experiências
pedagógicas no projeto Vocacional Musica.
S. Paulo, outubro de 2013.
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