Páginas

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Vocacional além da Arte - Artista Vocacionada Olímpia Maria da Silva

Vocacional além da Arte - Olímpia Maria da Silva
CEU Caminho do Mar
Vocacional 2010-2013


Quando fui convidada por uma amiga a me inscrever e participar do Vocacional Dança, não imaginava quantas experiências, possibilidades, criatividade, conhecimento teórico e histórico, tomaria conhecimento, e a transformação que minha vida pessoal, social e profissional ganharia.
Ao dispor-me a conhecer, vivenciar a proposta do Vocacional, minha consciência foi renovando-se, através da percepção da minha estrutura corporal, possibilidades mil de movimentos e superação de conceitos, ampliando o olhar e a sensibilidade de ser humano, o despertar do corpo e da mente, da construção coletiva, de se, quem SOU etransformar sensações, emoções, ideias, pensamentos em ações.
Socialmente, quanto a aprendizagem de lidar com questões pessoais, interpessoais com leveza, porém firme, sem perder o foco.
Profissionalmente, ampliou a percepção corporal para entender mais profundamente os clientes da clínica de psicologia e como pedagoga, atuando como professora, foi a grande oportunidade de realizar com maior tranquilidade as novas práticas de linguagem queestava surgindo no currículo da educação infantil, no qual a linguagem artística se dividiu  para estudo em artes plásticas, dança, teatro e música, no ano em que iniciei o Vocacional Dança, em 2010.

A educação, com este novo formato, inicialmente só tinha a teoria explicando o por que era importante e o que desenvolvia na criança, porém não tinha como realiza-la, coloca-la em prática.
Foi quando, ao vivenciar no Vocacional a dança, o teatro e algumas ações interlinguagens, contribuíram para a prática. Escolhi algumas vivências que tinha experimentado e aplique em um público infantil de 4 e 5 anos de idade. Tendo como desafio 35 crianças em umasala e sozinha como orientadora.
Os artistas-orientadores (Cristina Ávila, Ana Sharp, Michele Farias, orientadoras de dança e Juca Rodrigues, Felipe Brancalião, Marilene Grama e Armindo Bião, orientadores de teatro), contribuíram com seus conhecimentos teóricos, com um novo repertório musical, que eu e as crianças ainda não tinha acesso, com indicação de material para leitura, com suas reflexões sobre o processo vocacional, proporcionaram um novo olhar para a arte e a linguagem artística.
A experiência de colocar em prática o que tinha vivenciado com as crianças tem sempre uma surpresa no recebimento, na produção, postura e consciência de si, do outro e do meio. Fui praticando, aos poucos, cada uma delas, fui compartilhando com as colegas e amigas de trabalho. No segundo ano de Vocacional, esta minha vivência proporcionou a estimular a mudança no PEA (Projeto Educacional em Ação), que os professores realizam na escola, no qual, além de estudar a teoria, vivenciamos a prática, elaboramos coletivamente ações e compartilhamos os resultados que obtivemos com as crianças. Além da linguagem artística as outras linguagens como matemática, verbal, científica, brincar, corporal, foram agregadas nessa prática de estudo e atuação em sala de aula. Esse modelo de estudo mudou o grupo, dando maior segurança, despertando a criatividade, redirecionando o olhar para a educação, focando as vivências e o aprendizado construído.
Uma ação que foi de maior impacto na minha atuação pedagógica, foi primeiro convencer uma amiga a trabalhar junto comigo uma música instrumental (“Lamento Sertanejo”) para realizar uma dança circular e apresentar de forma transformadora a dança junina com as crianças (faixa etária de 4 e 5 anos de idade).
O processo criativo foi tranquilo, prazeroso, apesar de trabalhoso e o resultado foi surpreendente. No dia da apresentação, tivemos um imprevisto e as crianças tiveram que esperar10min em suas posições iniciais, sem se mexer, e me emocionei  porque mantiveram a concentração, permaneceram em suas posições e executaram perfeitamente a coreografia e as mudanças de passo a cada ritmo diferente. Foi um sucesso¹
Além de ensinar-me a lidar com os imprevistos, imposições e de como refletir e ter uma ação transformadora em minhas pequenas ações no dia-a-dia.
O Vocacional vai além da Arte.

Olímpia Maria da Silva
CEU Caminho do Mar
Vocacional 2010-2013

Agradecimento especial:Cristina Ávila, Ana Sharp, Michele Farias, Regional Sul1


São Paulo, 03 de Novembro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário