Vocacional
além da Arte - Olímpia Maria da Silva
CEU Caminho do Mar
Vocacional 2010-2013
Quando fui convidada por uma amiga a me inscrever e
participar do Vocacional Dança, não imaginava quantas experiências,
possibilidades, criatividade, conhecimento teórico e histórico, tomaria
conhecimento, e a transformação que minha vida pessoal, social e profissional
ganharia.
Ao dispor-me a conhecer, vivenciar a proposta do Vocacional,
minha consciência foi renovando-se, através da percepção da minha estrutura
corporal, possibilidades mil de movimentos e superação de conceitos, ampliando
o olhar e a sensibilidade de ser humano, o despertar do corpo e da mente, da
construção coletiva, de se, quem SOU etransformar sensações, emoções, ideias,
pensamentos em ações.
Socialmente, quanto a aprendizagem de lidar com questões
pessoais, interpessoais com leveza, porém firme, sem perder o foco.
Profissionalmente, ampliou a percepção corporal para
entender mais profundamente os clientes da clínica de psicologia e como
pedagoga, atuando como professora, foi a grande oportunidade de realizar com
maior tranquilidade as novas práticas de linguagem queestava surgindo no
currículo da educação infantil, no qual a linguagem artística se dividiu para estudo em artes plásticas, dança, teatro
e música, no ano em que iniciei o Vocacional Dança, em 2010.
A educação, com este novo formato, inicialmente só tinha a
teoria explicando o por que era importante e o que desenvolvia na criança,
porém não tinha como realiza-la, coloca-la em prática.
Foi quando, ao vivenciar no Vocacional a dança, o teatro e
algumas ações interlinguagens, contribuíram para a prática. Escolhi algumas
vivências que tinha experimentado e aplique em um público infantil de 4 e 5
anos de idade. Tendo como desafio 35 crianças em umasala e sozinha como
orientadora.
Os artistas-orientadores (Cristina Ávila, Ana Sharp, Michele
Farias, orientadoras de dança e Juca Rodrigues, Felipe Brancalião, Marilene
Grama e Armindo Bião, orientadores de teatro), contribuíram com seus
conhecimentos teóricos, com um novo repertório musical, que eu e as crianças
ainda não tinha acesso, com indicação de material para leitura, com suas
reflexões sobre o processo vocacional, proporcionaram um novo olhar para a arte
e a linguagem artística.
A experiência de colocar em prática o que tinha vivenciado
com as crianças tem sempre uma surpresa no recebimento, na produção, postura e
consciência de si, do outro e do meio. Fui praticando, aos poucos, cada uma
delas, fui compartilhando com as colegas e amigas de trabalho. No segundo ano
de Vocacional, esta minha vivência proporcionou a estimular a mudança no PEA
(Projeto Educacional em Ação), que os professores realizam na escola, no qual,
além de estudar a teoria, vivenciamos a prática, elaboramos coletivamente ações
e compartilhamos os resultados que obtivemos com as crianças. Além da linguagem
artística as outras linguagens como matemática, verbal, científica, brincar,
corporal, foram agregadas nessa prática de estudo e atuação em sala de aula.
Esse modelo de estudo mudou o grupo, dando maior segurança, despertando a criatividade,
redirecionando o olhar para a educação, focando as vivências e o aprendizado
construído.
Uma ação que foi de maior impacto na minha atuação
pedagógica, foi primeiro convencer uma amiga a trabalhar junto comigo uma
música instrumental (“Lamento Sertanejo”) para realizar uma dança circular e
apresentar de forma transformadora a dança junina com as crianças (faixa etária
de 4 e 5 anos de idade).
O processo criativo foi tranquilo, prazeroso, apesar de
trabalhoso e o resultado foi surpreendente. No dia da apresentação, tivemos um
imprevisto e as crianças tiveram que esperar10min em suas posições iniciais,
sem se mexer, e me emocionei porque mantiveram
a concentração, permaneceram em suas posições e executaram perfeitamente a
coreografia e as mudanças de passo a cada ritmo diferente. Foi um sucesso¹
Além de ensinar-me a lidar com os imprevistos, imposições e
de como refletir e ter uma ação transformadora em minhas pequenas ações no
dia-a-dia.
O Vocacional vai além da Arte.
Olímpia Maria da Silva
CEU Caminho do Mar
Vocacional 2010-2013
Agradecimento
especial:Cristina Ávila, Ana Sharp, Michele Farias, Regional Sul1
São Paulo, 03 de
Novembro de 2013
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