Páginas

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Sinto-me como um lavrador



Ensaio

CEU Parque Bristol
Vocacional Dança
Artista- orientadora: Larissa Verbisck
Ensaio escrito no mês de julho de 2013


Sinto-me como um lavrador. À espera. Sem o controle sob o que plantei. À espera. Sem por isso deixar de realizar o árduo trabalho do mobilizar a terra, arar, adubar, plantar, regar, cuidar. Trata-se de uma plantação fora do comum, pois não é um plantio de uma só semente com o objetivo da colheita. É mais como um viveiro, sem fins pragmáticos, é um nascer, um experimentar fazer existir do que antes não existia.
Muito foge do meu alcance, minha espera precisa ser paciente. Tento encontrar formas de não criar expectativa, pois não sei o que vai nascer, o que pode nascer, como vai ser...
Árduo e prazeroso trabalho a fazer, não estou sozinha. A riqueza ou pobreza do solo não depende de mim, nem as chuvas, o forte sol, o frio ou até uma provável e repentina infestação de insetos! O CEU é para mim esta imagem.
São pouquíssimas sementes que vieram e vem ao meu encontro. Umas com mais e outras com menos desejo de nascer. Sementes únicas e tão distintas entre si. Ao observá-las não sei ao certo o que delas pode brotar. É preciso esperar sem criar expectativa, pois triste será se por esperar uma frondosa árvore, deixar de ver a beleza de uma delicada erva que nasce. O tamanho não importa. 
O viveiro alcança sua boniteza na interdependência. Cada qual com seu espaço, diferença, o convívio retroalimenta. Por isso é tão importante ações em rede, de encontro entre vocacionados, plantas que na maioria das vezes habitam lugares com condições tão desfavoráveis e que descobrem forças no estar junto.
Há os que dizem isto não está levando a nada, não colhemos, não temos lucro, e querem fazer com que o cultivo deixe de existir.
Há outros que mesmo entendendo o que é o viveiro e a importância dele, se dão conta que é tão pouco que nasce mesmo diante de tanto trabalho, que se perguntam como isso podia ser diferente. Como fazer chover mais, como enriquecer o solo, como fazer com que sementes se percebam sementes e encontrem o desejo de brotar. É possível?
Há quem consiga plantar no deserto. Mas quem, quantos conseguem, como?    

Como lavradora, sigo com o que posso de entrega e perseverança na semeadura, por vezes duvidando da minha possibilidade de cultivo diante da aridez. Insisto em ser lavradora, em lavrar, lavrar, a dor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário