Páginas

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

A Pesquisa De Ação Vocacional de Dança Da equipe Leste 3 em 2013


ENSAIO FINAL

A PESQUISA DE AÇÃO VOCACIONAL DE DANÇA DA EQUIPE LESTE 3 EM 2013.

Toda vez que eu sento para escrever um ensaio para o Vocacional, são novas reflexões que desenham o papel do meu caderno.

Como coordenadora escrevi em maio algumas considerações sobre o que vem a ser PROCESSO ou ENSAIO CRIATIVO.

Também em maio escrevi sobre TRAJETOS, PERCURSOS que percorremos neste projeto. DESLOCAMENTOS.

Em junho escrevi sobre TEMPO, MEMÓRIA, DANÇA e PROGRAMA VOCACIONAL.
Escrevi sobre o Conceito CRUDETUDO – vocacionados sem consciência corporal.

Essas considerações não foram compartilhadas na forma de um texto, ou colocadas no Blog do Programa. Foram reflexões que como em um diário serviram para organizar a minha experiência nos encontros com a equipe, nos contatos feitos com os coordenadores dos equipamentos e com os vocacionados.

Agora escrevo este ENSAIO FINAL do Programa Dança Vocacional 2013 para registrar e compartilhar esses passeios pela subjetividade deste coletivo de artistas vocacionados e orientadores da dança.

Proponho neste momento um RITO DE PASSAGEM desta itinerância entre os encontros, as mostras, as relações do corpo e os espaços percorridos.

As imagens vão se delineando.

Algumas vezes pareceu que estávamos em uma estrada com uma neblina muito densa e não dava para enxergar nada. Qual era o destino? Qual era o lugar para o descanso? Qual a diferença entre o descanso, o descaso e o acaso?

Qual a pesquisa de trabalho de cada artista orientador?
Qual é o vocabulário do corpo da dança vocacional, do vocacionado?

Vamos ao ponto: VOCACIONADO QUE CHEGA CRUDETUDO, o que fazer?

- Como buscar uma estratégia para despertar e ampliar o repertório de movimento de um vocacionado CRUDETUDO?
- Como instaurar processos criativos emancipatórios para um corpo CRUDETUDO?
- O que move e o que sustenta esse corpo?

Descobrimos que a RELAÇÃO COM OBJETOS (barbante, panos, garrafas e outros)  facilitam este  objetivo.
Facilita também conscientizar as pessoas do seu REPERTÓRIO DE MOVIMENTOS COTIDIANOS.

Onde é o espaço de gestação de novos gestos?
Quais são os desejos dos vocacionados para organizar os movimentos e criar uma dança?

O DESLOCAMENTO dos vocacionados pelos diversos equipamentos da nossa equipe (CEU Lajeado, CEU Jambeiro, CEU Agua Azul, CEU Inácio Monteiro, Casa de Cultura Raul Seixas, Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes) provocaram situações que  certamente estimularam NOVAS COMPOSIÇÕES CORPORAIS.

A IMPORTÂNCIA DA ITINERÂNCIA: ser estrangeiro em sua própria cidade.
Esse é o lugar do artista, ser um observador, criar um território para a criação artística, de cultura, de liberdade, de subjetividade onde a expressão aconteça .

A importância das REUNIÕES DE EQUIPE, uma vez por semana, é ferramenta fundamental do Programa Vocacional, pois gera as orientações necessárias para provocar transformações nos processos artístico-pedagógicos de cada artista orientador.  Elas aprimoram  o trabalho de escuta, de observação e criam espaço para que o processo criativo se instaure, e seja genuína a troca de saberes entre vocacionados e artista orientador. 

Para CRIAR PROCESSOS precisamos ESQUECER TUDO QUE APRENDEMOS para olhar o mesmo com olhos inocentes. Sejamos ignorantes de saberes quando a meta é criar processos criativos.

Dentro deste olhar o que me encanta como coordenadora da equipe é IR AO ENCONTRO DO OLHAR DO OUTRO. Criar vínculos afetivos, proporcionar trocas através da linguagem da dança. Dançar a vida nos trajetos, entre os equipamentos culturais.

E foi assim, juntos delineamos caminhos e ocupamos espaços que  nos aproximaram dos vocacionados, dos coordenadores dos Nucleos de Ação Cultural (NACs), do coordenador de projeto da Dança José Romero e da equipe geral dos artistas do Programa Vocacional.

Em junho a proposta foi vivenciar a Ação Cultural Vocacional Dança. Espaço aberto para Ação Criativa no CEU Lajeado.

A ação cultural Sexta no Jamba  Mostra de Danças Urbanas organizado pela AO Nathalia Glitz

Em agôsto Ocupa Ação- Dança na Casa de Cultura Raul Seixas.

Setembro   Ocupa –Ação- Dança II realizada no  Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.

Novembro  Mostra Final   - Histórias de Movimento Cada um Tem a Sua processos criativos compartilhados de cada equipamento do Programa vocacional Dança Leste 3 no CEU Agua Azul

E a mostra paralela Processos Artísticos no CEU Jambeiro, com a participação de vocacionados do CEU Lajeado e do CEU Agua Azul.

Os registros  filmados destas ações  foram cuidadosamente editados, e aos poucos são incorporados como uma ferramenta de pesquisa, de divulgação das ações. São também formas de materialização dos processos vivenciados por vocacionados que não puderam compartilhar seus processos criativos no palco, mas que dançam através do vídeo dança. Uma outra forma de expressão.
É assim que  os vocacionados da Casa de Cultura Raul Seixas se fazem presentes, através do trabalho da AO Luciana Arcuri.

Do Lajeado o grupo DeCaBa’S, orientado pela AO Penha Pietras, apresenta a dança teatro ”Nois É Moderno”. O objetivo do grupo conforme o flyer é o de criar obras originais com o intuito de evoluir e ganhar reconhecimento.

Dos vocacionados orientados pela AO Morgana de Souza do Centro de Formação Cidade Tiradentes os elementos externos que auxiliaram na construção de uma nova gramática de movimentos como os fios de barbante e garrafas de água aparecem integrando as linguagens de dança e teatro, intensificando uma dramaturgia expressiva de corpos CRUDETUDO.

Gisele Penafieri, AO do CEU Agua Azul, orienta solo, duplas, mulheres que brincam dançando com elementos externos, como lenços e guarda-chuvas, elementos cênicos que nos remetem a  personagens circenses, onde o simples dançar pode ser partilhado como forma poética de expressão genuína de um corpo CRUDETUDO.

O grupo do CEU Inácio Monteiro, As Estrelas do Inácio, que se reorganiza e apresenta uma dança que se constrói a partir das orientações dos AOs Kleber Lourenço,  nos primeiros meses do Programa, e Thais Antunes que conclui uma dança, que mistura elementos de procedimentos de dança contemporânea, que desembocam em  coreografia de dança popular apresentada na Mostra Final.

E o trabalho da AO Nathalia Glitz que cria um repertório de processos, e finaliza  o trabalho na mostra paralela de dança no CEU Jambeiro, provocando possibilidades para que os vocacionados apresentem seus processos mais de uma vez expandindo suas experiências de expressão através da linguagem da dança.

Para conferir os resultados da pesquisa da equipe de Dança Vocacional Leste 3, seguem os links dos filmes por ordem das ações propostas durante o ano 2013  postados no BLOG do Programa Vocacional.

Ação Lajeado:

Casa de Cultura Raul Seixas

Ação Cidade tiradentes:

Ação Agua Azul

Ação Cidade tiradentes:

Resumos das Ações :


Equipe Dança Vocacional Leste 3  2013
Coordenadora de equipe:
Nininha Araujo (Ana Cristina C. de Araujo Petersen)
Artistas Orientadoras:
Nathalia Glitz  CEU Jambeiro
Giseli Penafieri  CEU Agua Azul
Penha Pietras  CEU Lajeado
Thais Antunes  CEU Inácio Monteiro
Morgana Souza  Centro De Formação Cultural Cidade Tiradentes
Luciana Arcuri  Casa de Cultura Raul Seixas

Nenhum comentário:

Postar um comentário