Páginas

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Um mapa, um ensaio, um olhar sobre minha experiência e para além dela. AO Alda Maria Abreu. Vocacional Teatro/leste 3

Um mapa, um ensaio, um olhar sobre minha experiência e para além dela.

abril/2013 – Alda Maria Abreu

O encontro, ou melhor, os encontros com os vocacionados do CEU Azul da Cor do Mar ainda revelam muito pouco do que está por vir. Tenho clareza de que, por enquanto, consigo ver apenas a pequenina ponta do imenso iceberg que se esconde dentro de cada um dos participantes das coletividades que estou experimentando e que irão me acompanhar ao longo deste ano de 2013 junto ao Programa Vocacional.
Nomeio de forma provisória estas coletividades, com a esperança de que o tempo e a experimentação tornem visíveis os desejos criativos que ainda encontram-se escondidos:

...Turma da tarde... Turma da noite... CEU Azul da Cor do Mar... Equipe Leste 3 de Teatro... ...Projeto Vocacional Teatro... Programa Vocacional...

Pretendo debruçar-me sobre estas 6 coletividades considerando a contiguidade entre elas, considerando suas existências em forma de rede e, principalmente, analisando-as sob a ótica de suas constantes tensões. O que separa e o que aproxima estes coletivos? Existe diferença entre a artista-orientadora que transita por estas coletividades? Melhor dizendo, sou a mesma ao experimentar cada um desses universos? Como me coloco em experiência junto a cada um desses coletivos? Qual desejo me move para existir nestes distintos e contíguos “lugares vocacionais”?

Quero debruçar-me sobre esta rede de espaços de pesquisa e ação para ensaiar um olhar sobre minha própria experiência dentro de cada um desses espaços, no espaço de fronteira entre eles e, para além de minha própria experiência, encontrar meios e modos de torná-los “campos” de experiências de autoria/autonomia.

“Quais são meus momentos de liberdade? O que eu quero dizer ao mundo? Para que fazer teatro?” Estas foram as primogênitas indagações que surgiram nas turmas de vocacionados... a pequenina ponta do iceberg. Partirei delas, e junto a elas tentarei criar uma pergunta de pesquisa para cada turma. Uma pergunta-motor, pergunta-alavanca, pergunta-trampolim.

Pretendo criar/decifrar também a pergunta-motor de cada coletividade citada acima.

Qual a pergunta que me move junto ao CEU Azul da Cor do Mar? Qual a pergunta que me move junto à Equipe Leste 3 de Teatro? Qual a pergunta que me move junto ao Projeto Vocacional Teatro? Qual a pergunta que me move junto ao Programa Vocacional? Qual a pergunta que me move junto à turma da tarde? E à turma da noite?

Atravessada por essas diversas instâncias da minha experiência vocacional, quero mapear, ensaiar, olhar e perguntar... na tentativa de criar um caminho possível de investigação...

Nenhum comentário:

Postar um comentário