Páginas

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Em que medida um processo de criação reverbera em outros?

Como um processo de criação interfere em outro?

Em  2010, fizemos um blog de equipe e blogs de CEU.

Registramos alguns momentos de eventos, mostras e partes do processo de criação.

Através de um processo de criação de grupos virtuais, usando no primeiro ano um Blog como plataforma, e no segundo e terceiro ano, grupos no Facebook, venho desenvolvendo juntamente com Vocacionados, AOS e as equipes de coordenadores, novas meios de organização que este tipo de ferramenta permite gerar, relacionando em um lugar comum e de acesso rápido, diversas funções como: reconhecimento visual e contato virtual entre Vocacionados e AOS (mensagens instantâneas), compartilhamento em um grupo restrito de registros de processos criativos ou vídeos, textos, áudio, imagens, agendas compartilhada de ações (eventos), apresentações (agenda cultural da cidade)

O interessante deste tipo de canal/plataforma virtual é alimentar um contato direto, onde impulso parta mais do individuo para o coletivo, havendo uma troca entre ambos.
Esse ano, na equipe leste 2, tivemos 3 grupos acontecendo em paralelo:

1)VODA: surgiu em 2012, onde pesquisávamos vídeos e vídeos-danças, filmes, vídeos clipes sobre dança, corpo e movimento, atuais e históricos. Possibilidades de fazer e pensar as danças cênicas. Este grupo mantem-se, em diferente configurações e freqüências até o momento, contribuindo com a troca de conhecimentos e experiências em um nível mais aprofundado, além de um vasto registro de processos, referencias, organizados afim de que possam ser revisitados, mapeados.

2)CONEXÔES: Surgiu em 2013, na equipe leste 2, como proposta para ampliar o trabalho de troca de informações e processos dos Artistas Orientadores entre si, e também vocacionados, incentivando registros, comentários e postagens.Esse canal é importante pois permite que os vocacionados de diferentes equipamentos dialoguem mais entre si, mostrem referencias visuais e verbais de suas pesquisas, criações; organizem mostras, horários e ações culturais Permite também que se tenha acesso a uma agenda atualizada das apresentações dos próprios artistas orientadores, dos grupos do Vocacional e de outras tantas apresentações  pela cidade.

3)MOBILIZA: Este grupo foi criado nos 3 últimos meses do programa, a partir de uma necessidade um espaço comum virtual para se discutir o funcionamento do Programa, em uma parceria entre vocacionados, artistas educadores e coordenadores de equipe das 5 linguagens: Dança, Teatro, Musica,a Artes Visuais e Interlinguagens. O grupo inclui mais diretamente os Vocacionados no funcionamento e reestruturação do programa, permite um canal mais amplo e direto de comunicação e unificação das ações, processos dos grupos, coletivos; principalmente os que já atuam a algum tempo no programa, estimulando a troca entre eles e possíveis parcerias entre os mesmos, a partir de um gama maior de identificação, não ficando restrito apenas a sua região, equipe e linguagem.
  
Existem muitas dúvidas ainda na criação destes procedimentos, pois existem muitas questões sobre privacidade, comunicação, direitos autorais, realidade virtual, etc, que estão muito em discussão na atualidade. Mas tamo junto, se ficar o bicho come, se correr o bixo pega. Compartilhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário