Páginas

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Chegar... - Juliana Casaut Melhado

ENSAIO
Juliana Casaut Melhado
Artista Orientadora na Casa de Cultura Itaim Paulista
VOCACIONAL DANÇA - 2013

Chegar...

Chegar.
Devagar.
Chegando.
Criar.
Chegar.
Aconchegar.
Recriando.
Estar.
Chegar ao vocacional é um processo de desacelerar. Desacelerar as cobranças, as ansiedades, o ritmo e as idealizações.
Desacelerar.
Desacelerar o ritmo frenético rotineiro e dar espaço para a criatividade.
Desacelerar para ouvir.
Ouvir o pulso dos corações.
Desacelerar para sentir.
Sentir as vibrações das respirações.
Desacelerar e rever.
Rever as relações de trabalho, as relações de poder, as relações de afeto, as relações pedagógicas, as relações arte/vida...
Rever-se e revirar-se.
Perceber que fui educada em um sistema autoritário, hierarquizado e repleto de cobranças.
Perceber que isso se reflete também nos ambientes de trabalho que vivi.
Perceber que isso reflete nos regimentos do governo.
Perceber que isso é castrador.
Viver outro formato.
Me sentir livre.
LIVRE.
E então o medo de não estar cumprindo.
Cumprindo o que?
Nada.
As referências mudaram.
Parece que não tenho nada. Que não sei de nada. Que nada sei. Que tem coisas que não vou saber.
E assim se dá o começo de tudo.
O começo de uma descoberta coletiva.  A construção em parceria. Em equipe.
Bem vindos!
Quem sou eu?
Eu estou com você.
Estamos juntos e criamos juntos.
Dificuldades. Muitas.
Parte do processo.
Todos parte do processo.
Companheirismo e confiança.
Acolhimento das idéias. Por mais absurdas que possam parecer.
Transpor os limites da criação.
Inventar.
Se permitir errar.
Compreender as etapas.
Se cobrar menos.
Sentir o tempo do ambiente. Coletivizar o tempo.
O tempo presente.
Agora. Depois. Agora.
Aqui.
Nós.
Não sei o que, não sei o que.
#sóseiquefazmuitosentidoestar.
Estar.
E então, se transformar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário