Ensaio de
pesquisa – Vocacional Música
Sebastião Bazotti
Centro Cultural
da Penha
PESQUISA
A forma descartável como a maioria dos aprendizes de música se relaciona
com o repertório me leva a algumas perguntas que ainda não encontrei resposta
satisfatória. Porque a ansiedade de mudar rapidamente o repertório que ainda
está longe de ser tocado bem? Esse enjoo antes de um aprofundamento e de uma
compreensão mais abrangente da música ocorre porque se tem a ilusão que já sabe
tudo sobre ela? Ou a degustação dos sabores sonoros não acontece porque se
engole sem mastigar? Ou o sabor sonoro é muito insonso e uma necessidade
imediata de outras músicas tenta suprir a pobreza artística das informações que
não conseguiram alimentar as necessidades emocionais e intelectuais? Enfim,
existe uma ansiedade por mais música o tempo todo. Pode ser que a percepção não
exija um esmero técnico. Se satisfazendo com a estética alcançada e auto
justificada por se considerar apenas um estudante. Outras desculpas aparecerão
ao longo da carreira. Toca-se de qualquer jeito mesmo e já anseia aprender uma
nova música. Percebo muito isso com minhas turmas, que não sentem ânimo em
melhorar um repertório já tocado em uma apresentação para repeti-lo nas mostras
seguinte. Porém, depois de muitos anos estudando música, cada vez mais penso
que é melhor me pautar por uma escolha mais apurada e uma menor quantidade de
músicas e estuda-las por muito tempo até absorver toda informação ao ponto de
fazer uma releitura da mesma por ter compreendido a ideia original. Fazer bem
feito, de forma que fique visível a pesquisa e o trabalho encima do repertório
é um atalho para a evolução musical. Tive a oportunidade de em setembro deste
ano, viajar para o exterior. Fiquei 15 dias na França, entre Paris e
Charleville Mezieres. Fui pra lá com a CIA Ilustrada de Teatro, e tivemos uma
pequena participação no maior festival mundial de teatro de marionetes o
“Festival Mondial des Marionnettes” em Charleville Mezieres na França. Mais do que
nossa participação, a oportunidade de assistir espetáculos do mundo todo, eu
particularmente assiste a 14 espetáculos de diversas origens, França, Bélgica,
Estados Unidos, Chile, Canada, Argentina, África do Sul, Holanda e Lituânia,
foi o mais importante desta viagem. Fiquei impressionado com a maioria dos
espetáculos. É arte contemporânea sendo levada a sério. Ficou claro também uma
forte tendência à integração das linguagens artísticas. Quase todos tinham a
Interlinguagem como um protagonismo equivalendo em importância cada linguagem
artística dentro da cena. Aprendi muito sobre a palavra “pesquisa”. É notório
como os grupos se pautam nela para construir o grande universo de seus
espetáculos. Apenas uma dedicação intensa e por muito tempo consegue levar um
trabalho ao nível da maioria dos que assisti. Nessa ocasião lembrei-me de uma
situação típica que presenciei algumas vezes em pequenos shows de músicas que
assisto em São Paulo, alguns músicos se conhecem encima do palco, na hora de
plugar os instrumentos e iniciar o show. Um “viva” a versatilidade Brasileira.
Mas sempre que isso ocorre hoje eu tenho vontade de ir embora porque fica claro
que não houve uma pesquisa, um estudo, um tempo de ensaio para se estabelecer
uma conexão de pensamento entre os artistas. E o que ouvirei será fruto quase
que meramente do acaso. O grupo pode estar num dia feliz e sair uma boa música,
mas na maioria das vezes ouve-se pensamentos desconexos e falta de unidade.
Fiquei fascinado com esta cultura da pesquisa e muito trabalho de ensaios que
consequentemente levaram a um elevado nível certos espetáculos que assisti.
Destacando os grupos da Bélgica e Holanda. Inclusive um dos grupos da Holanda o
DUDA PAIVA COMPANY, com o espetáculo
“Bestiaires” é de um brasileiro que desenvolve o trabalho na Holanda. Como
Artista Orientador, embora ainda digerindo o que vi lá fora, e acredito que
demorarei um bom tempo, pois fui muito bem alimentado artisticamente, já
repenso minha prática em aula. Acho que o prezar pela qualidade artística já
tem que ser despertado no aluno desde o inicio. Não serão centenas de músicas
que o tornará um músico melhor, mas sim a pesquisa aprofundada do que se quer
tocar e muito ensaio. Sei que a condição do artista brasileiro é muito
diferente do europeu. Temos que ralar o tempo todo, e fazer muitas atividades
para conseguir manter-se como artista no Brasil. Sendo assim é melhor fazer uma
boa seleção de repertório, aprofundar a pesquisa e ensaios em cima dele e
passar muito tempo sem alterá-lo, e quem sabe assim atingir uma excelência
artística ao executá-lo para o público. Relaciono abaixo os espetáculos que
assisti com suas sinopses traduzidas pelo google. Os arquivos originais se
encontram no site www.festival-marionnette.com
- T1J (THÉÂTRE D'UN JOUR) (Bélgica)
L'enfant qui...
A criança ...
A criança ... é
um espetáculo que combina acrobacia , música , objetos e bonecos . Sob sua
tenda, cinco artistas de diferentes práticas sugiro que você mergulhar em um clima
estranho, vagamente baseado na infância eo mundo do escultor Villers Jephan .
Nascido há 70 anos Jephan de Villiers é uma criança doente e
"diferente" . Ele passa a maior parte de seu tempo sozinho em seu
quarto , longe do mundo. Vítimas de febre alta e alucinações , é muito cedo
confiada a medicina que impõe um tratamento severo . Aos 14 anos, ele se juntou
o seu caminho para o mundo adulto , criando alguns anos mais tarde, um universo
artístico muito pessoal de passeios solitários na floresta onde ele pega as
coisas no chão, quase morto , a fim de lhes dar outra chance. ..
Escrever, dirigir
, cenografia e iluminação : Patrick Masset Com : Caroline Le Roy , Michael
Pallandre , Adrià cordoncillo Helene Famin Florence Salvador Sculptor : Jephan
de Villiers ; Costumes : Lise Masset Acessórios Delphine Lardot ; Máscaras :
André Lebacq e Alexander Obolensky , construção fantoche Polina Borisova ;
fabricantes : Thomas Théret Jorda Ferré , Co-produção : Teatro op de Markt /
Dommelhof Neerpelt (B) , Festival Zomer van Antwerpen (B) , cerca de, Centro
Nacional das Artes circo, Auch , Gers , Midi -Pyrenees, com a ajuda da Bolsa de
Beaumarchais ( Paris SACD ) , a Federação Valónia -Bruxelas AWEX e WBI ;
- Handspring Puppet Company (África do
Sul)
Ouroboros
Dirigido por Janni Younge com a ajuda de Basil Jones e Adrian Kohler,
fundadores da famosa empresa sul- Africano , Ouroboros conta a história de amor
entre uma bailarina e um poeta que encontram a coragem de se envolver .
Ouroboros refere-se ao símbolo da serpente engolindo sua cauda. O círculo
formado ilustra o mito do eterno retorno . Graças às várias transformações de
seus fantoches , os dois personagens evoluem em toda a sala , chamando para
testemunhar o público para contar a sua vida , desde a infância até a morte.
Poemas inspirados pelo americano Billy Collins , a mostra oferece uma
combinação soberba ver atores , bonecos, teatro de sombras e animação , e apela
a uma jornada emocional e poético.
Dirigido por : Janni Younge em colaboração com Adrian Kohler e Basil
Jones ( Handspring Puppet Company) Criação , decoração Janni Younge , Música:
Neo Muyanga , Filho, composição musical : Daniel Eppel ; Luzes: Mannie Mannim :
Coreografia: Mamela Nyamza ; trajes e acessórios fantoches Hillette Stapelberg
; Animação: Michael Clark ; Poema: Aristóteles por Billy Collins; Com Jason
Potgieter , Cindy Mkaza , Gabriel Marchand, Chuma Sopotela , Alude Mahali ,
Beren Belknap ; Sombras : Nieke Lombard ; voz Guy de Lancey Direcção palco
Marisa Steenkamp com Aleri Odendal e Jessica McCarthy , Estúdio Assistentes:
Amanda Ganca , Sandile Qagana , Maggie Winston, Daya Heller , decoração de
construção: Gavin Younge ; Construção fantoches Matthew Rademeyer Foto: Lucas
Younge ; www.handspringpuppet.co . za ; Evento organizado através das estações
África do Sul - França 2012 e 2013 ( www.france- southafrica.com )
- Compagnie de Marionnettistes de I’UNSAM (Argentina)
La vie est un songe (Argentina)
A vida é um sonho
Os fantoches da Universidade Nacional de San Martin oferta muito
inspirado pelo trabalho de Philippe Genty, a famosa peça de Pedro Calderón de
la Barca adaptação.
Eles nos convidam a seguir o curso de intrigas e reviravoltas, e
oferecem um sonho e reflexão filosófica sobre ilusão e realidade, jogo e sonho.
A ação acontece na Polônia ao longo de três dias entre o sonho ea realidade.
Direção: Carlos Almeida, com Ernesto Musano, Guillermo Tassara Lucias
Arias, Clara Chardin, Joaquín Tato, Pablo Maidana, Música Original: Sebastian
verea; Puppet Projeto: Florencia Salas, luz e técnica: Julio Reynoso; Costumes:
Clara Hecker , Realização fantoches Roberto Docampo, Produção: Unidad Académica
de las Artes
- Compagnie Gare Centrale BELGIQUE
(Belgica)
Conversation
avec un jeune home
Conversa com um
jovem
Uma mulher
sentada em uma mesa. Um jovem homem dançando na floresta. Dois corpos em
metamorfose que atendem ... Sob o olhar do lobo rondando , eles conversam - sem
palavras - sobre a vida, a morte, a estranheza do mundo. Sua linguagem consiste
em o que eles têm na mão: singular recuperado aqui e ali, com evocações às
vezes macabros , às vezes kitsch e sempre cheio de humor e ternura objetos .
Em "
Conversa com um jovem ", dança e objetos interagem no mesmo silêncio. Pela
primeira vez , Agnes Limbos reúne duas artes : teatro de objetos, que
geralmente conhece e ela é virtuosa , basta esfregar espaço residencial por um
corpo que dança .
Desenho
e escrita : Agnes Limbos ; Com : Limbos e Agnes , alternadamente , Taylor
Lecocq e Samy Caffonnette ; Diretor Colaboração: Sabine Durand Design de Som :
Guillaume Istace ; Coreografia: Lise Vachon , Lighting Design : Marc Lhommel
Karl Descarreaux ; Board: Karl Descarreaux ; Costumes : Françoise COLPE ;
trabalho em movimento: Nicole Mossoux ; Olhando manipulação: Neville Tranter ,
fantoches Construção : Toztli Godinez de Dios, com o apoio do Teatro de
Marionetas em Paris eo Théâtre du Champ em Roy, Guingamp , Foto: Alice Piemme
- THE OLD TROUT
PUPPET WORKSHOP (Canada)
Ignorance
Ignorância
A ignorância é um
documentário real com fantoches sobre a evolução da felicidade. De onde ele
veio , quando ele se foi? É claro que temos microondas e aviões, mas estamos
passando por uma sensação incômoda de insatisfação. Enquanto nossos
antepassados pré-históricos, eles estavam gritando sua alegria , digitando seus pés
sujos triunfante volta de uma fogueira onde o cadáver de um mastodonte
eviscerado cozido. Entre grunhidos, gritos e osso a roer , a empresa diz-nos
onde estamos equivocados e como poderíamos voltar à pista .
Um show de
originalidade surpreendente na realização sofisticada e bem-humorado.
Starring :
Nicolas Di Gaetano , Trevor Leigh, Viktor Łukawski ; Narrador: Judd Palmer
Direção: The Old Oficina de Marionetas Trout , fantoches e acessórios: Peter
Balkwill , Erin Baskerville , Juanita Amanhecer, Nicolas Di Gaetano , Jen
Gareau , Pityu Kenderes , Deneen McArthur, Judd Palmer, Clunk Puppet Lab (
Jonathan Davis, Kyla Read & Shawna Reiter ) Animação: Paul Dutton com Sitji
Chou , Jessi Schroeyers Frederick e Tyler Lemermeyer ; Costumes : Jen Gareau
com a ajuda de Laurana Rayne ; Luzes: Cimmeron Meyer ; Projeções: Jamie Nesbitt
, The Trevor Leigh, Decor : The Trout oficina Puppet velha, com a ajuda de
Donna Marcos, TechArt Custom Creations e além de espuma
LA
MONA ILUSTRE (Chile)
Les jouets ne
mentent pas
Os brinquedos não
mentem
Juliette Jacquot
de volta para sua casa de infância após vinte anos de ausência. Ele vem
reconstruir sua história através de fragmentos de memórias, uma conspiração
inexplicável e misteriosa morte de seu pai, a mãe Ruth luta para sobreviver com
um marido ausente e ladrão, a luta de sua avó, que tinha Moncha mostrar os
dentes para sobreviver e dele, uma menina curiosa que sonha em ser um escritor
, sem dúvida, a fratura espera.
Hoje, após a
morte de sua mãe, Juliette ousam voltar, entender e fazer parte novamente de um
tempo escuro cheio de mentiras e segredos , em busca de um tesouro infância que
parece nunca ter existido . Com seu amigo Pedro Santos, Juliette vai reviver a
mais maravilhosa aventura de sua vida : a sua própria história.
Produção: Emilie
Urbas ; Elenco : Paula Barraza , Isidora Robeson Sanhueza Adriana Francisca
Artaza ; Dramaturgia : Andrea Gutierrez , Set e fantoche Eduardo Jiménez Música
: Tomas Preuss ; Costumes : Hanne Geerts ; Light: Miguel Bregante ; Som: Diego
Hinojosa , Idea original: The Mona Ilustre , Co -produção: A Mona Ilustre -
Standarte ( Chile- Espanha) Direção: Miguel Bregante ; Foto: Eduardo Jimenez
BREAD & PUPPET THEATER / THEATRE DE L'ARC EN TERRE (Estados Unidos/França)
La
manufacture de l'exultation / Dead Man rises
A fabricação de
exultação / Dead Man sobe
A Fabricação de
exultação é um espectáculo construído em torno de um afresco de Piero della
Francesca . Fala-nos , hoje, como a pintura de Piero fez para os homens e
mulheres de seu tempo com o mesmo desejo de revolta permanente contra a
injustiça.
Em Dead Man Rises
(1962), uma figura em branco simboliza uma espécie de bom samaritano que
levanta um homem simples com bondade humana. Sua decisão parece natural ,
embora seus motivos são inexplicáveis .
Há magia no caminho da movimentação de grandes bonecos que personificam o rio à
noite , dia .
As duas peças ,
criadas meio século de distância uns dos outros , são representativos da obra
do Bread and Puppet Theater, que está comemorando seus 50 anos e nunca fez uma
exigência estética profunda , enquanto fazer valer os seus ideais humanistas e
compromisso político , sempre do lado esquerdo das despossuídos da sociedade
mais violenta e desrespeitosa do indivíduo.
Dirigido por :
Peter Schumann Com Massimo Schuster, Federica Collina, Greg Corbino , Linda
Elbow , Barbara Leber ; Produção : Teatro do arco-íris da terra, Bread &
Puppet Theater, Co-produção : O Estive - Scene Nacional Foix e Ariege
COMPAGNIE
TROIS-SIX-TRENTE (França)
Les Aveugles
Os Cegos
Eles são doze.
Seis homens e seis mulheres, quase todos muito antigos . Todos são cegos.
Alguns , desde o nascimento , outros viram . O sacerdote de seu hospício levou
para uma caminhada e depois desapareceu . Eles esperam , incapaz de encontrar o
seu caminho sem ele. O espectador só testemunha " vidente " da cena,
também é o único a ver , na realidade , o padre está morto, sentado contra uma
árvore. Os sons da ilha são os únicas referências para os cegos entender onde
eles estão , como se a noite já caiu . Eles ouvem , vêem um sinal e eles falam
. No palco, bonecos de três realistas manipulado com delicadeza por quatro
atores criam uma atmosfera perturbadora dos shows de maior sucesso Vantusso Berengária
, o texto de Maurice Maeterlinck .
Maurice
Maeterlinck ; Dirigido por : Berengária Vantusso ; Puppets ( projeto,
implementação ) : Marguerite Bordat , Berengária Vantusso ; Puppets ( de
fabricação) : Nathalie Regior , Stéphanie Le Bourn , Emmanuelle Thiébault ,
Lallement Chantal , Sophie Niesseron Laurence Villerot Justine Macadoux ,
Cenografia : Marguerite Bordat ; Iluminação : Olivier Irthum , design de Som ,
Arnaud Paquotte : Colaboração Artística: Sophie Brenas Geral Autoridade luz
Philippe Hariga ; Som: Vincent Petruzzellis ; Com : Anne Dupagne , William
Gilliet , Junie Monnier , Philippe Rodriguez - Jorda , Co-produção :
Três Co- seis e meia , CDN Lorraine Thionville, CCAM - SN Vandoeuvre -les-
Nancy, transversal – Teatro
LES
GREEN GINGER (França)
Le drame des
autres
O drama do outro
O Ginger Verde
malretraités para explorar uma casa em um mundo futuro nos artistas do tempo
passado ! Uma proposta que combina cenários multimídia de animação , bonecos
macabros e extravagante , música encantadora e deslocado em um mundo distópico
fundamentado como um chinelo .
Há problemas em
" casa para o entretenimento. " Um palhaço caiu ou foi empurrado? Em
qualquer caso , é quase morto e não é engraçado .
Crime é um
quebra-cabeça e tentar descobrir o significado , como um velho confuso . Amanhã
é domingo, hora do show , e sempre termina em lágrimas ou pior .... Uma
história absurda e provocante com todo o humor negro digno da empresa.
Transporte
gratuito para o Centro Cultural Especial Nouzonville : Partida do filme
Metropolis , às 14:30 e 17:30
Desenho: Terry
Lee, Criação Puppet : John Barber, marionetas : Terry Lee e Laurence De Jonge ,
Diretor : Stephanie Coppé , Música: Simon Preston, artistas ilustradores Chris
Pirie , Marianne Behaeghel , Co Pablo Picasso Homecourt Centre em Transversal
Verdun Suporte: Região de Lorena, Conselho Geral do Meuse , Lorraine DRAC Em
parceria com Bouffou Theatre casco Hennebont ; Foto: Laurence de Jonge ; www.greenginger.net
PSEUDONYMO
& CFB 451 (França)
L'Orée des
visages
L' Oree enfrenta
Criação
Festival
Christian e
François Ben objetivo , Angelique e David Friant Girondin Moabe explorar as
fronteiras entre a dança eo gesto marionnettiques arts. Coreografado e
colorido, L' Oree enfrenta brinca com os limites da narrativa. Em um mundo
estranho e perturbador , dançarinos e marionetes são figuras quiméricas emergir
em perpétuo movimento , que continuam a escapar. Cerca de um filho casulo
dourado, estes seres irreais vir a vida , às vezes empurrado por vezes atraídos
para este problema que parece a vida em casa ambivalente , uma vez que traz a
morte . Altar de Deus Todo-Poderoso ? Início de uma civilização perdida ? A interpretação
dessa proposta para a imaginação abundante permanece em aberto. O mundo sonoro
criado por Philippe Le Goff completa a imersão do espectador nesse sonho
enigmático.
Interpretação :
Christian objetivo Ben , Ben Francis objetivo , Angelique e David Friant
Girondin Moabe projeto Som: Philippe Le Goff, empresa de produção de Associado
: Pseudonymo e CFB 451 / Jardim Paralela ; Co-produção : Théâtre de la
Madeleine teatro subsidiado de Troyes , World Festival de Teatro Puppet
Charleville -Mézières , Cesare , centro nacional para a criação musical , o
arsenal nacional cena Reims , The Salamander teatro subsidiado de Vitry le
François , SVET de Coëvrons ; apoio: Opéra de Reims , o projeto recebeu um
" apoio específico "para Micadanses ; Foto: Charlotte Kieffer
VILNIUS
THEATER LÉLÉ (Lituania)
Les mamelles de
Tirésias
Os seios de
Tirésias
As tetas de
Tirésias é um pequeno pedaço Burlesque Guillaume Apollinaire . Cansado de sua
condição, o marido ea esposa sai de casa . O marido, em uma nobre demográfica
preocupação nascimento de 40.049 crianças . Tratada como uma farsa grotesca com
a comédia pastelão e fantoches, encenação revela as deficiências da sociedade
ocidental contemporânea : carreirismo , a indiferença aos problemas do país , a
hipocrisia da mídia e política limitada sobre os valores da família . Esta
versão vai além da sala de Apollinaire . Ele oferece um manifesto sobre o
modernismo e inspirado pelo movimento dadaísta e surrealista do início do
século 20 . Julija Skuratova oferece um conjunto de design moderno e original
usando o princípio da colagem para fazer bonecos.
De acordo com o
" As mamas de Tirésias ", de Guillaume Apollinaire ; Direção:
Gintaras Varna ; Designer: Julija Skuratova ; compositor: Vidmantas Bartulis ;
escrever poesia Kestutis Navakas ; Interpretação Karolis BUTVIDAS Algimantas ,
Elze GUDAVICIUTE , Imantas PRECAS , Sigita MIKALAUSKAITE , Indre LIUTKEVICIUTE
, Dainius Tarutis , Vainius Sodeika , Dovydas STONCIUS Marius CIŽAUSKAS ; Foto:
D.Matvejevas
ANANDA
PUIJK (Holanda)
Transit
Trânsito
O que vai
acontecer quando a carapaça que tinha construído ao longo dos anos rompe
devagar? Quando o corpo não é tão flexível como antes, o que resta de nos?
A vida evolui em
torno de nós, mas continuamos a ser o mesmo. Olhando no espelho, vemos através
de todas as pessoas que estavam por dia. Uma viagem através do tempo ...
Cinqüenta anos em 50 minutos.
Em uma encenação
fantástica que combina bonecos e máscaras de tamanho humano, Ananda Puijk digno
herdeiro de Figurentheater Triângulo, aborda o difícil tema da aceitação da
velhice e da luta pessoal entre as mudanças de conhecimento e deseja alterar.
Concepção e
interpretação Ananda Puijk; bonecos de desenho e interpretação Charlotte
Puijk-Joolen; Música: Jur de Vries; Foto: Lennart Monaster
DUDA
PAIVA COMPANY (Holanda)
Bestiaires
Bestiaires
Entre no mundo da
Bestiaires , você será saudado por Cupido, que apesar de cansado ainda é o Deus
de amor . Como um show de fim de noite, um pouco desgastado , apresenta o
panteão público. Mas os deuses se comportar de forma inadequada. E, de repente
, tudo mudou. Ele sopra como um vento e alucinante em figuras mitológicas
antigas.
Uma mistura
saborosa de dança contemporânea, objeto de teatro e formas animadas permite que
Duda Paiva oferecer uma nova vida aos deuses gregos , e ao público uma reflexão
sobre os nossos tempos , cheio de humor e magia.
Concepção,
encenação : Duda Paiva, dança , interpretação de Duda Paiva, Ilija Surla ,
Esther Natzijl ; Dramaturgia : Jaka Ivanc , Música: Erikk Mckenzie ; Luzes Kai
Roger Havn ; Vídeo : Mark Verhoef , Wilco Alkema ; Objetos: Jim Barnard Jože
Lasic , Kari Noreger ; Costumes : Catrine Gudmestad ; Co-produção : Riksteatret
/ Kilden Teater (Noruega), Lutkovno gledališče Ljubljana (Eslovénia) e Laswerk
/ DUDAPAIVA Company ( Holanda) com o apoio do Ministério da Cultura da Noruega
, Ministério da Cultura da Eslovénia, Artes Cênicas Fundos Holanda Holanda
Embaixada em Oslo , Foto: Jaka Ivanc
TAMTAM
OBJEKTENTHEATER (Holanda)
Objectomania
Objectomania
Houve um tempo,
muito antes de o homem existe, a Terra era habitada por coisas. Estranhas
criaturas que desapareceram em sua maioria. Esta foi a era Objectomania -
objetos era. Quando a humanidade chegou na Terra, os objetos se tornou assunto
e fez escravos dos novos habitantes do planeta. Hoje, o homem vê a si mesmo
como o mestre da criação e viver em cidades cheias de objetos domésticos. Mas é
bem possível que os objetos sobreviver a raça humana sempre ...
Objectomania é
uma cruz incomum entre teatro, música e artes visuais, complementada por um
vídeo revelando
close-ups de pinturas famosas do Museu Kröller-Müller, onde a empresa foi
artista em residência em 2011, um
espetáculo fascinante!
Preço único: 6 €
Criação e
interpretação: Gérard Schiphorst e Marije van der Sande
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