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segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Orientações musicais: um panorama inicial

Programa Vocacional 2013–Música
Ensaio de Pesquisa - Setembro 2013
Artista-orientador: Fabio Manzione

Orientações musicais: um panorama inicial
A vocação musical do aluno é a obra-prima das aulas deste programa, contudo a formação tradicional dos professores de música e pedagogos em geral segue os moldes de um ideal romântico e ultrapassado onde o professor é e deve ser o detentor do conhecimento, das regras e dos manuais de conduta. Esse cenário tem se transformado nos últimos anos, de modo lento, mas com o esforço de algumas pessoas conscientes de que a educação – incluindo a musical – tem que ser desconstruída, alguns avanços foram alcançados.
Esses avanços requerem o debruçar-se sobre a prática pedagógica e primam pela capacidade de se ter visões simples a respeito do modo de agir, de como descobrir o conhecimento de outros, como ver o belo no simples e como acolher tantas maneiras de pensar absolutamente diferentes em um só espaço e tempo.
Compactuando com essas transformações, minhas estratégias com os alunos do Programa Vocacional/Música tem se baseado em perguntas freqüentes e abertura para a exposição de idéias, sem, contudo, deixar a condução das orientações.  Durante o mês de Setembro percebi que para auxiliar os alunos de acordo com suas aptidões e escolhas há uma infinidade de temas que podem ser abordados e, a julgar pela liberdade de procedimentos consentida os artistas-orientadores, pautei as aulas sobre algumas atividades que auxiliam na formação de grupos. São estes os temas:
1) Prática instrumental: A partir das capacidades e preferências dos integrantes dos grupos tenho montado um repertório que inclui canções sugeridas por mim e pelos alunos que possam abarcar os instrumentos – no caso, voz, percussão, flauta doce, escaleta e violão -  trazidos por cada um;
2) Orientação para apresentações: Em alguns momentos das aulas e em ocasiões de visita de outros artistas-orientadores, tenho citado questões sobre como se direcionar ao público durante uma apresentação, como organizar os naipes ou instrumentos dentro de um grupo instrumental ou como se deparar diante das dificuldades de execução musical pública;
3) Criatividade: A criação musical foi abordada a partir de sua relação com a percussão corporal. Incentivei os alunos a executarem pequenos motivos ou frases livres de uma forma pré-estabelecida, mas com determinados alicerces, como pulso e tipo de gesto e timbre corporal. Esta atividade ainda está se solidificando, portanto ainda não há resultados muito elaborados;
4) Improvisação corporal: A criação musical esteve atrelada ao improviso, já que as criações feitas por meio de jogos, sempre foram geradas instantaneamente;
5) Apreciação de repertório: Em todos os dias de orientação reservei, pelo menos, 20 minutos para que fossem ouvidas gravações ou assistidos concertos de meu acervo pessoal, afim de ampliar o repertório dos alunos e o conhecimento de práticas instrumentais não presentes em seus universos musicais. Além disso, sugeri que fossem trazidas outras gravações por parte dos alunos;
6) Pesquisa de conteúdo musical: O acervo da Biblioteca Cassiano Ricardo foi apresentado aos alunos que ainda não o conheciam e foi utilizado com freqüência durante as orientações;
7) Ritmos populares brasileiros: Após a audição de gravações e durante o ensaio de músicas brasileiras, inclui explicações sobre alguns ritmos tradicionais do Brasil como, por exemplo, o Côco, o Baião e o Samba, os quais foram experimentados pelos alunos através da prática da percussão corporal e de alguns instrumentos de percussão;
8) Canto: Tive a oportunidade de demonstrar alguns exercícios vocais após surgirem dúvidas sobre canto entre os alunos;
9) Teoria e percepção musical: Questões sobre teoria musical e percepção foram recorrentes durante as orientações, já que todos as atividades acima e abaixo citadas estão intimamente ligadas a elas. Como exemplo, posso citar os exercícios de afinação do violão que fizemos durante três aulas com o grupo que oriento às segundas-feiras;
As atividades acima citadas contribuíram para o desenvolvimento musical e supriram algumas necessidades dos grupos que tem freqüentado a Biblioteca Cassiano Ricardo às segundas e aos sábados. Tendo em vista interesses e aptidões dos alunos que os integram e a infra-estrutura do equipamento que tenho utilizado acredito que, nos próximos meses, poderei ampliar o número de atividades e aprofundar as que já estão sendo elaboradas.

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