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sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Ensaio Vocacional.

Iniciamos um processo de aprendizagem em abril de 2013.Nele continha uma abertura para conhecer novos corpos que disponibilizavam a aprender uma nova linguagem
corporal. Como fazer corpos se moverem no espaço de forma fluída e prazerosa? Como despertar nos vocacionados um desejo de dançar?
Durante os encontros ofereci algumas técnicas corporais como: base do ballet clássico, alongamento, dança do ventre, ginástica chinesa terapêutica, criação e improvisação. Devido ao pouco tempo de vigência do projeto, e a característica do local onde trabalhei C.E.U. Alto Alegre os vocacionados frequentavam os encontros sem muita frequência, aí mudei minha forma de proceder e pensava nas atividades como um processo criativo de começo, meio, e fim em cada dia de trabalho, sem objetivos e planos de uma finalização de processo criativo.
Em alguns momentos isso até era um pouco frustrante, mas foi uma forma de não perder os corpos e processos de cada dia de trabalho, como se fosse uma performance única e efêmera.
Foram 28 encontros de 3 horas de aula cada dia.Disso concretamente uns 5 vocacionados ficaram desde o início e agora estamos num momento muito específico de construção de um Duo, e algumas coreografias de grupo.Nesse Duo estamos desenvolvendo uma dança cênica entre um relacionamento amoroso baseado num filme japonês Dolls: significa Brinquedo, história de um casal em conflitos. Paralelamente a isso nesse último mês de outubro muitos novos alunos estão participando dos encontros de uma forma muito positiva e compromissada.
Tive uma experiência de 3 meses de processo criativo com uma mãe e seu filho adolescente com problemas de déficit de atenção, onde usamos a dança contemporânea como instrumento de criação para focarmos a concentração e o relacionamento desse adolescente com o mundo externo. Foi uma oportunidade incrível para meu aprendizado enquanto educadora.
O maior público dos vocacionados são mulheres adultas e da melhor idade.Durante o processo de aprendizado algo me chamou a atenção, os corpos dessas mulheres são adormecidos e machucados por suas histórias de vida difíceis e sofridas, algumas delas contadas por elas mesmo.Sendo assim foquei as aulas sempre em temas alegres e divertidos, músicas agitadas e diversas.
Fiz algumas parcerias durante o processo, a professor de teatro do vocacional e a professora de ginástica do esporte, foi muito proveitoso e divertido.
Termino esse ensaio com alguns questionamentos e acho perfeitamente normal dentro desse processo do meu primeiro ano como arte educadora do projeto vocacional.
Ensaiando a performance e recebendo novos alunos nesse final do projeto.

Julimari Pamplona Silva
Vocacional Dança
CEU Alto Alegre
Equipe leste 2
13 de outubro de 2013

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