Páginas

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Ensaio Tempo Espaço/ Luciana Abel Arcuri Casa de Cultura Raul Seixas


Ensaio tempo/espaço
Luciana Abel Arcuri -  Casa de Cultura Raul Seixas
Tantas ideias e tantos caminhos para se percorrer em pouco tempo: descrições de varias situações vividas nesse período de 15 de abril a 16 de julho de 2013.
Relações diversas no meio de tudo isso: eu e o vocacional, eu e os vocacionados, eu e o equipamento e eu como artista. Qual a sua atitude criativa? Cada relação tem seu tempo de ser desenvolvido e criado.
Eu e o vocacional, a experiência de artista/educador/orientador, experiência de trabalho em outros locais e projetos. A relação com a equipe, que faz as ideias se esclarecerem e serem discutidas como: “Cru de tudo” termo/ideia criada a partir das nossas discussões, sobre as experiências de cada um, onde sempre voltamos na ideia crua, nua, que sempre estaremos numa situação de reconstruir os processos criativos, políticos...
Eu e os vocacionados, passaram tantas pessoas pelo espaço e outras que veem me seguindo desde 2012. Cada um provocou e provoca um encontro diferente. As vezes uma troca mais construtiva e inspiradora e outros somente passaram por lá e não voltam mais, por desinteresse, falta de tempo para se dedicar?! Começo de um aprofundamento criativo agora, temas corporais, espaciais, liberdade de inventar.
 Eu e o equipamento, um parque, grama, arvores, três casas (administração, SECO e cultura) porem a comunicação entre elas é limitada, pois cada uma tem sua política e cada uma tem um apoio de secretarias diferentes. Tanta historia vivida e tanta historia para se viver. As relações lá dentro já estavam desgastadas, frias e percebi que modificar o que esta estagnado depende da experiência/tempo dos deslocamentos e observações. Isso me impediu desenvolver as parcerias possíveis para se criar um bom trabalho. Virei uma agente cultural:  (“O agente cultural não é um mero “administrador” de atividades culturais, mas deve ter uma sensibilidade voltada para o sociocultural, exercendo ativamente  sua função de elo de ligação entre o poder público e as comunidades. Deverá exercer o papel de gestor de processos culturais da cidade, com capacidade inventiva e formadora de massa crítica....” “ O papel do agente cultural estende-se para além da simples realização de atividades. Ele deve ser, antes de mais nada, um dinamizador das potencialidades culturais da comunidade onde atua. Isto significa atuar como incentivador, socializador e mobilizador das experiências dos grupos culturais locais. Deve agir como portador e organizador da memória coletiva, a partir de uma percepção do tempo cultural, e sua função é impulsionar as práticas culturais democráticas, abrindo os espaços públicos para as comunidades, informando e prestando contas das ações da política cultural do governo municipal.”) site: http://www.polis.org.br/uploads/446/446.pdf, uma função que vai além da qual sou contratada, um A.O.?!
Eu como artista; como tirar, vibrar, dançar todas essas relações. Através de vídeo-dança, através da sinceridade comigo mesma e com os outros presentes, através de pensadores, filósofos:  como diz O’ Sensei Morihei Ueshiba: “Cada erro nos ensina alguma coisa” (Morihei Ueshiba—A Arte da Paz— Coleção Sábias Palavras, Ed. Rocco), “Quando eu e você nos encontrarmos novamente nenhum de nos será o mesmo, o tempo terá nos atravessado” (Xica Lima, artista que esta expondo na Casa de Cultura Raul Seixas), coreografias e temas.

"Tempo que não se prende em relógio, em calendário, não está na data de aniversário nem no fim ou começo do ano. Tempo que vai além de dias e das horas tempo esse aqui que estou vivendo, tempo real tempo em que o tempo não tem valor superficial, mas sim um significado digno de se exaltar enquanto dura esse tempo. No tempo que eu vivo só quero viver, deixar que cada dia baste seu mal tempo, onde o tempo não é observado como regra mas é vivido cada momento, esse tempo é o tempo que me basta. Pra você desejo bons tempos!!!!!!!!!!" (Anderson Silva, vocacionado da casa de Cultura Raul Seixas)




Nenhum comentário:

Postar um comentário