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quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Leonel Dias - A caminho da intersubjetivação


Vocacional  Música 2013 – A caminho da ”intersubjetivação”


Em sua edição 2013 o projeto Música procura aliar as premissas do programa Vocacional e as experiências dos anos anteriores às demandas do momento, atualizando as práticas artístico-pedagógicas atraves da imcorporação dos materiais e métodos desenvolvidos tanto a partir dos registros e analises já concluidos como também das demandas sumariamente imediatas.
A possibilidade desse procedimento se deve a alguns fatores que contemplam a viabilização do diálogo entre os participantes do projeto. Pode-se destacar que no momento tornam-se fundamentais: uma visão atenta e sensível das demandas dos vocacionados, uma conceituação dos materiais trabalhados e a valoração da criação através da prática de referência coletiva, tudo culminando num processo que podemos chamar de intersubjetivação.
Nota-se que para a efetivação das trocas e a possibiliodade de interlocução entre as instâncias se torna necessário uma sistematização quanto ao registro dos processos, que ao mesmo tempo em que expõe a diversidade de formas e conteudos cria um canal direto e imediato de divulgação, análise e apreciação. Outorga-se assim aos “Ensaios de Pesquisa-Ação” uma função fundamental dentro da ação artístico-pedagógica.
O que na edição de 2012 poderia ser traduzido tanto como uma expressão individual ou particular agora passa a abranger uma atuação por meio da construção coletiva, primordial no trabalho, agregando a prática junto aos vocacionados com a elaboração do próprio material pedagógico.
O aspecto da coletivização passa a transcender os grupos e turmas de vocacionados em seus equipamentos e regiões de origem, pelo projeto como um todo, expandindo-se pela cidade.
Nesse processo os ensaios de cada artista-orientador ou coordenador são expostos como  “rascunhos” e discutidos pelas equips ao mesmo tempo em que são elaborados, o que inclui o intercâmbio, a apreciação e a avaliação dos procedimentos, combinando a proposição individual e seu desenrolar com o processo coletivo, potencializando todas as ações.
Nesse percurso abre-se a possibilidade da incorporação de diversos meios de expressão na apresentação dos ensaios, bem como uma flexibilização referente a cronogramas e obrigações pontuais.
Essa situação possibilita um alinhamento dos registros condizente com o  andamento dos processos, considerando e valorizando as condições de trabalho e suas particularidades, contemplando e justificando o mapeamento como ponto de partida da ação continua das turmas e grupos, culminando não exclusivamente com um resultado pragmático, mas principalmente com a opção de utilização  de  um material pedagógico sugerido na própria ação.
A eleição de um vocabulário plural, oriundo das propostas e práticas, contribui para a conceituação dos processos e fornece subsídios para a discussão embasada na realidade das ações. Para a efetivação dessa constante troca de informações e apreciação coletiva o projeto conta com instrumentais de comunicação que facilitam a identificação dos ensaios e possibilitam a visão do todo por todas as equipes, com suas particularidades e possibilidades, de uma forma prática e eficiente.
Por se tartar de uma possibilidade de ação coletiva concreta considera-se que no momento os materiais pedagógicos emergem das próprias ações, passando por processos de experimentação e recriação justamente através dos intercâmbios envolvendo o projeto como um todo. Podemos então afirmar que o Vocacional Música, considerando a realidade a partir do que foi acima apresentado, caminha no sentido de contemplar a intersujetivação em sua ação artêstico pedagógica.

Leonel G. Dias / Julho de 2013 

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