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quarta-feira, 24 de julho de 2013

A utilização de meios eletrônicos, computador e softwares como um recurso a mais na orientação

ENSAIO JULHO 2013 – A.O. SEBASTIÃO BAZOTTI - VOCACIONAL MÚSICA – CENTRO CULTURAL DA PENHA

A utilização de meios eletrônicos, computador e softwares como um recurso a mais na orientação.

Uma situação comum que tenho encontrado nas minhas orientações, são pessoas com um elevado potencial musical e com certa baixa estima por não acreditarem no seu potencial. Ou então o inverso, pessoas que por algum motivo foram levadas a crer que sem ter passado por todo processo de estudo da linguagem possuem algum domínio musical sem o ter efetivamente. De forma cautelosa eu abordo esses duas situações. E um dos melhores recursos que encontrei até hoje para resolver estas questões, foi gravar o processo de aprendizado de músicas do Vocacionado cantando ou tocando. Gravações que realizo sempre com o objetivo de autocritica para o aperfeiçoamento e não para um choque entre a ilusão e a realidade. Muitos Vocacionados se surpreendem ao se ouvirem e ficam felizes por cantarem melhor do que imaginavam. Aqueles cujo desempenho não é tão bom ficam mais centrados e dedicados. Enfim, facilita a vida do Orientador, a autoconsciência das reais condições do Orientado. Utilizo gravações como um recurso didático que facilita e muito a compreensão do que estou querendo melhorar na interpretação da música. Ouvindo o que foi gravado posso apontar exatamente o que precisa ser mais estudado. Sempre levo notebook nos encontros e me utilizo do software Coll Edit Pro para gravar e analisar junto com a turma. Outra situação típica são candidatos a cantores que aprendem músicas pela tv, rádio,  discos ou internet etc. e  muitas vezes a tessitura vocal do artista que canta determinada música, é muito diferente da extensão vocal do ouvinte. Ou então uma voz feminina que tenta cantar uma música gravada com voz masculina ou o contrário. Por não ter, naturalmente dentro de uma região confortável a mesma extensão do cantor ouvido, acabam aprendendo a melodia cantando em uma tonalidade paralela à gravação. Penso que para isso acontecer o cérebro tem que ignorar totalmente a harmonia e a melodia. O problema aparece quando um dia se resolve estudar música depois de anos dessa prática em casa. Nota-se uma grande dificuldade para a pessoa cantar junto com um instrumento harmônico, ou melhor, tanto faz a existência do instrumento, pois já se acostumou a não se importar com ele. Como forma de estimular a percepção do Vocacionado para a harmonia, eu me utilizo do seguinte recurso: Primeiro deixo-o cantar em tom diferente junto com a gravação. Depois me utilizando do software “Transcribe” faço modulação da gravação para a tonalidade que ele está cantando. Peço para focar a atenção em como a voz se encaixa ou se acomoda com o resto dos instrumentos quando a música esta modulada para o seu tom.  Gravo a música com essa modulação e peço para estudar agora dentro da sua região vocal de conforto. Apesar de ocorrer uma distorção na voz original não há prejuízo da melodia e esse é um dos recursos que otimiza o aprendizado de músicas em minhas orientações. Supre-me também a ausência de uma formação voltada ao canto que não possuo. Faço aqui uma importante observação, não estimulo o cover. Cantar junto com gravações é apenas um recurso para aprender a melodia. Depois de aprendida incentivo a buscarem uma interpretação própria. Também utilizo o software Band In A Box quando preciso de algum auxilio rítmico ou harmônico. E, em muitos dos exercícios para aquecimentos vocais, me utilizo do Encore para executar vocalizes e frases que precisam ser melhores entendidas do ponto de vista melódico. Outra prática para melhorar a percepção harmônica e afinação na tonalidade são improvisações usando playbacks de base harmônica. Neste caso uso material da coleção do Jamey Aebersold, mais especificamente o volume 3 que contém a candência II V I gravada por  piano, baixo e bateria modulando por todos os tons. A seguir algumas gravações efetuadas nos encontros que ilustram as práticas descritas acima (em CD anexo ao Ensaio original)


FAIXA 01
Ensaio da música “Meu Bem Querer” de Djavan  Vocacionada Isa. Ouvindo a gravação que fizemos durante nossos encontros semanais, Isa se conscientizou do potencial que tem como interprete. À medida que ensaiávamos a música e ouvíamos ela foi ajustando a interpretação até chegar ao resultado gravado da FAIXA 01.
FAIXA 02
 Esse mesmo número da FAIXA 01 foi apresentado na primeira mostra do Musica Vocacional da equipe leste no CEU Quinta do Sol.  A performance foi gravada em vídeo e aqui vai o som extraído do vídeo. Pela falta de experiência com microfone, retorno e palco na apresentação Isa teve alguns problemas. Por nervosismo não focou o som da harmonia na introdução o que a levou a iniciar a música levemente fora do tom porém se encontrando logo em seguida. Possivelmente movida pela emoção de estar diante de uma plateia que se empolgou com sua apresentação, ela acabou se fixando em uma interpretação influenciada por seus ídolos gospel o que não ocorria tanto durante as orientações.  De um modo geral, ouvindo a gravação da faixa 01 que foi a feita na orientação e comparando com a faixa 2 feita na apresentação, percebe-se que são pequenos detalhes a se corrigir  num potencial grande. Sua performance em vídeo também é muito boa.
FAIXA 03
Música Doce de Coco. Está música foi um desafio que lancei para Sebastia. Vocacionada minha bastante dedicada desde o ano passado. Acho que exagerei na proposta por ser este Choro muito complicado melodicamente, porém serviu como estudo e aprendizado de uma melodia bastante complexa. Além de gravações originais me utilizei do software “Encore” para tentar melhorar a compreensão das notas da melodia.
FAIXA 04
Música Vento Ventania do grupo Biquini Cavadão no tom original
FAIXA 05
Música Vento Ventania do grupo Biquini Cavadão modulada para a tonalidade da turma de quinta feira através do software Transcribe.
FAIXA 06
Música Vento Ventania do grupo Biquini Cavadão interpretada pela turma de quinta feira na tonalidade mais adequada ao grupo.
FAIXA 07
Música Vento Ventania do grupo Biquini Cavadão contraste do resultado entre a modulação e interpretação da turma. Sobreposição das gravações sem preocupação com sincronismo.
FAIXA 08
Música Isto Aqui é O Que È de Ary Barroso. Pequeno trecho mostrando uma parte onde estávamos quase desistindo de estudar a música por incompreensão rítmica por parte de algumas Vocacionadas.
FAIXA 09
Música Isto Aqui é o Que É com algum progresso. Graças à gravação na aula utilizando o software Cool Edit Pro a turma pode perceber onde estava o erro rítmico na interpretação da melodia. Música ainda em processo de ensaio.
FAIXA 10
Música Tchau Preguiça de autoria da Vocacionada Maria José. Está composição tinha partes bem fora da quadratura, o que dava sempre a impressão de melodia atravessada. Como essa não era a ideia da compositora, após muitos ensaios utilizando uma base rítmica gerada pelo software Band In A Box a melodia foi se ajustando a quadratura.

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